Blog

  • 01/04/2016 12:15

    O uso do alfabeto fonético

    Bom pessoal.

     

    Devido a alguns QSOs meio incompreensíveis vou falar um pouco sobre o alfabeto fonético. Este alfabeto foi criado em meados de 1886 por professores ingleses e franceses para facilitar a comunicação entre pessoas que falavam idiomas diferentes e hoje é muito usado por professores tradutores e nas comunicações de radiofreqüência  seja ela militar aviação ou marítima  e foi adotado internacionalmente,  isto que dizer que não importa o idioma  ele será sempre o mesmo podemos formar palavras frases nomes que serão compreendidos por qualquer pessoa que o conheça, porem o uso inadequado deste alfabeto  pode causar uma tremenda confusão, podendo causar desastres de proporções catastróficas. Suponhamos que uma aeronave cujo prefixo seja PTZ5 AT (papa tango zulu 5 alfa tango) tenha que mudar sua rota para evitar uma colisão se no câmbio sair apenas (pa) o piloto vai entender que é papa e assim sucessivamente mais se por invenção do operador ele disser (pepino tigre zebra 5 atum tigre o piloto não entenderá absolutamente nada e não mudará sua rota à tempo de evitar a catástrofe por isso é muito importante sermos fieis a pronuncia correta deste alfabeto porque são  compreensíveis em qualquer idioma independente de ser Inglês Francês Português Alemão espanhol  Mandarim ou outras  centenas de idiomas e dialetos  pelo mundo afora. Nós radioamadores temos os nossos indicativos que é nossa identificação em todas as comunicações via rádio que fazemos e algumas vezes somos mais conhecidos por ele do que pelo próprio nome. Algumas pessoas já me perguntaram o porquê de dizer Alfa ao invés de dizer apenas A sendo que seria mais simples, sim é verdade porem ao apertarmos o PTT pode haver um corte e a pronuncia da palavra pode ser entendida se chegar apenas à metade por isso a importância de sermos fieis a pronuncia correta do alfabeto que certamente será compreendido por todos. Gosto de conversar com colegas de todas as regiões e anotar seus indicativos como forma de coleção mais devido a pronuncia de alguns fica impossível em um momento falam de uma forma e de outra, varias vazes no mesmo QSO e perguntar demais se torna uma indelicadeza.

     

     

    Por: PU2FRN - Romildo

     

     

  • 12/03/2016 20:15

    O passo a passo para gravar repetidora no HT baofeng

     

     

    Vá ao VFO/MR e digite a freqüência principal.

    Exemplo: 146.830 aperte a tecla menu e vá até o menu 27 com as setas para cima ou para baixo aperte menu novamente e a seta vai descer, escolha um canal livre com as setas para cima ou para baixo e aperte menu novamente pronto freqüência memorizada,  porem como o OFFSET não é automático retorne ao VFO/MR e digite a freqüência com menos ou mais 600 no caso aqui 146.230 volta no menu 27 e armazena no mesmo canal teclando apenas menu e menu, pronto vá ao menu 26 e digite novamente OFFSET que é 146.230 se a repetidora tiver sub tom vá ao menu 13 aperte menu a seta vai descer  se aparecer OF aperte as setas para cima ou para baixo para definir o sub tom desejado aperte menu para finalizar  aperte o VFO/MR para voltar as memórias, procure o numero do canal que armazenou a repetidora e seleciona,  aparecerá o sinal de + e acima da freqüência.  Pronto repetidora gravada. Use o mesmo processo para diferença de 5000.

     

    Para ouvir as duas freqüências ao mesmo tempo vá ao menu 07 está escrito TDR vai estar em OF coloque o em ON.

    Por PU2FRN - Romildo

  • 25/01/2016 10:52

    Pagamento Fistel

    Links para pagamento: https://sistemas.anatel.gov.br/boleto/internet/telaasp

  • 24/01/2016 23:11

    Blog principal

    Nosso novo blog foi lançado hoje. Fique atento e tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens deste blog via RSS Feed.

Contato

Repetidora146830

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.