Blog
-
01/04/2016 12:15
O uso do alfabeto fonético
Bom pessoal.
Devido a alguns QSOs meio incompreensíveis vou falar um pouco sobre o alfabeto fonético. Este alfabeto foi criado em meados de 1886 por professores ingleses e franceses para facilitar a comunicação entre pessoas que falavam idiomas diferentes e hoje é muito usado por professores tradutores e nas comunicações de radiofreqüência seja ela militar aviação ou marítima e foi adotado internacionalmente, isto que dizer que não importa o idioma ele será sempre o mesmo podemos formar palavras frases nomes que serão compreendidos por qualquer pessoa que o conheça, porem o uso inadequado deste alfabeto pode causar uma tremenda confusão, podendo causar desastres de proporções catastróficas. Suponhamos que uma aeronave cujo prefixo seja PTZ5 AT (papa tango zulu 5 alfa tango) tenha que mudar sua rota para evitar uma colisão se no câmbio sair apenas (pa) o piloto vai entender que é papa e assim sucessivamente mais se por invenção do operador ele disser (pepino tigre zebra 5 atum tigre o piloto não entenderá absolutamente nada e não mudará sua rota à tempo de evitar a catástrofe por isso é muito importante sermos fieis a pronuncia correta deste alfabeto porque são compreensíveis em qualquer idioma independente de ser Inglês Francês Português Alemão espanhol Mandarim ou outras centenas de idiomas e dialetos pelo mundo afora. Nós radioamadores temos os nossos indicativos que é nossa identificação em todas as comunicações via rádio que fazemos e algumas vezes somos mais conhecidos por ele do que pelo próprio nome. Algumas pessoas já me perguntaram o porquê de dizer Alfa ao invés de dizer apenas A sendo que seria mais simples, sim é verdade porem ao apertarmos o PTT pode haver um corte e a pronuncia da palavra pode ser entendida se chegar apenas à metade por isso a importância de sermos fieis a pronuncia correta do alfabeto que certamente será compreendido por todos. Gosto de conversar com colegas de todas as regiões e anotar seus indicativos como forma de coleção mais devido a pronuncia de alguns fica impossível em um momento falam de uma forma e de outra, varias vazes no mesmo QSO e perguntar demais se torna uma indelicadeza.
Por: PU2FRN - Romildo
-
12/03/2016 20:15
O passo a passo para gravar repetidora no HT baofeng
Vá ao VFO/MR e digite a freqüência principal.
Exemplo: 146.830 aperte a tecla menu e vá até o menu 27 com as setas para cima ou para baixo aperte menu novamente e a seta vai descer, escolha um canal livre com as setas para cima ou para baixo e aperte menu novamente pronto freqüência memorizada, porem como o OFFSET não é automático retorne ao VFO/MR e digite a freqüência com menos ou mais 600 no caso aqui 146.230 volta no menu 27 e armazena no mesmo canal teclando apenas menu e menu, pronto vá ao menu 26 e digite novamente OFFSET que é 146.230 se a repetidora tiver sub tom vá ao menu 13 aperte menu a seta vai descer se aparecer OF aperte as setas para cima ou para baixo para definir o sub tom desejado aperte menu para finalizar aperte o VFO/MR para voltar as memórias, procure o numero do canal que armazenou a repetidora e seleciona, aparecerá o sinal de + e – acima da freqüência. Pronto repetidora gravada. Use o mesmo processo para diferença de 5000.
Para ouvir as duas freqüências ao mesmo tempo vá ao menu 07 está escrito TDR vai estar em OF coloque o em ON.
Por PU2FRN - Romildo
-
25/01/2016 10:52
Pagamento Fistel
Links para pagamento: https://sistemas.anatel.gov.br/boleto/internet/telaasp
-
24/01/2016 23:11
Blog principal
Nosso novo blog foi lançado hoje. Fique atento e tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens deste blog via RSS Feed.